Feria de Enoturismo FINE Valladolid con 50% de participación Portuguesa

A Feira Internacional de Enoturismo FINE Valladolid decorreu entre os dias 9 e 10 de Junho, estando Portugal muito bem representado no evento – com 50% dos expositores de origem portuguesa.

A ocasião contou com a participação de 75 compradores especializados no sector enoturístico vindos de 17 países da Europa, Ásia, Oceânia e América, que realizaram entrevistas com as adegas e com os responsáveis por rotas e alojamentos. 

Os principais interesses destes compradores focam-se na descoberta de novos circuitos, novas adegas, rotas, propostas e espaços para viagens de incentivos, para experiências de luxo e para viagens à medida, sejam individuais, para famílias, casais, pequenos grupos, entre outros.

A oferta expositiva da FINE é composta por mais de uma centena de adegas, origens e alojamentos especializados de Espanha, Portugal e Itália. Adegas reconhecidas, de zonas como Ribera del Duero, Somontano, Penedés, Rioja, Alentejo, Douro e Porto, mostraram a diversidade dos seus programas enoturísticos e experiências únicas, como é exemplo o alojamento em “barricas” da Quinta da Pacheca, entre muitas outras. E as rotas e os municípios que têm no vinho e na sua cultura um elemento diferenciador puderam aquí expor as suas valências e particularidades.

Da parte de Portugal, a ViniPortugal esteve presente com um stand de participação conjunta. Assim como os munícipios de Pinhel (Cidade do Vinho 2020-2021), São João da Pesqueira e Alijó. Igualmente presentes estiveram o Turismo Região Centro (Bairrada, Dão, Beira Interior, Tejo, Lisboa) e Porto Norte (Trás-os-Montes, Douro e Vinhos Verdes) com as suas rotas de vinho. Também as Denominações de Origem como Douro e Porto através do I.V.D.P. e a DOC Vinhos de Lisboa, entre outras.

FINE é um projecto da Feira de Valladolid apoiado pela Câmara Municipal da cidade e pelo Governo Regional de Castela-Leão, pela Câmara de Comércio de Valladolid e Turespaña. Os seus representantes  fizeram a sua apresentação na passada Fitur 2021, em Madrid onde Alberto Alondo, director-geral da FINE afirmou que a aposta internacional é um dos desafios da Feira: nesta edição, a oferta que apresentam Espanha e Portugal é quase idêntica e irá acompanhada duma destilaria italiana de Treviso. As circunstâncias sanitárias têm acrescentado a dificuldade de participação de outros mercados, mas iremos apostar por eles numa próxima oportunidade e o apoio da Turespaña irá ser um excelente impulso.

www.fine-expo.com

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PortugueseSpanish